"O consumo moderado de maconha não provoca nenhum dano sério à saúde"

"Nunca, em 5000 anos de história, foi relatado um caso sequer de morte provocado pelo consumo de cannabis"






Absurdo juridico

A imposição de sanção penal ao possuidor de droga para uso próprio conflita com o Estado Constitucional e Democrático de Direito (que não aceita a punição de ninguém por perigo abstrato e tampouco por fato que não afeta terceiras pessoas).

Vejamos: por força do princípio da ofensividade não existe crime (ou melhor: não pode existir crime) sem ofensa ao bem jurídico.
(cf. GOMES, L.F. e GARCIA-PABLOS DE MOLINA, A.Direito


legalize canabis sativa
medicinal e recreativa

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Depoimentos

“Hoje a guerra às drogas mata trinta vezes mais do que a overdose e só a hipocrisia não vê isso”
Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente, na Marcha da Maconha, RJ -2009


"O fato de que podemos nos opor ao consumo do cânhamo sem ao mesmo tempo nos opor ao consumo do álcool foge a minha capacidade de compreensão."
William Burroughs; escritor, pintor e crítico social estadunidense


A Cannabis permite a mente percorrer e examinar um domínio de informação muito mais expansivo do que normalmente. Quero dizer: se você não fuma Cannabis, você pode passar sua tarde equilibrando sua conta corrente. Se você fuma Cannabis, você pode passar a sua tarde contemplando as causas da renascença grega.
Terence Mckenna, autor, explorador e cientista estadunidense


"Resulta inaceitável a guerra contra a maconha porque destrói os fundamentos básicos legais da democracia: porque o Estado deve saber o que é bom ou ruim para o indivíduo? Como qualificar "crime" um fato onde não há vítimas? Se um viciado em drogas era criminoso antes da maconha, seguirá sendo um delinquente ainda quando não mais a consuma. Ou por acaso acreditam que, privando-o da maconha ele se converterá automaticamente em cidadão honorável e produtivo? O mesmo acontece ao contrário: ninguém vai adotar uma conduta criminosa por fumar Cannabis. A maconha é só um revelador dos impulsos humanos."
Milton Friedman, Prêmio Nobel de Economia


"A maconha tem mil e uma utilidades. A milésima primeira é, precisamente, servir de bode expiatório pra nossas dificuldades de encarar o real."
Fernando Gabeira, Folha Explica a Maconha


“E o que eu quero? Sossego e um quilo do bom!”
Tim Maia, na música Sossego


“Com todos os problemas no mundo pode parecer um pouco estranho organizar uma marcha pela legalização da maconha, mas eu acho muito importante, não tanto para fumar, porque fumar, qualquer um fuma. As drogas não estão legalizadas mas encontra-se drogas a cada esquina de cada escola. A droga chega à juventude de qualquer maneira. Eu creio que o importante é tirar-lhes o negócio, pois o comércio de drogas gera muitíssimo dinheiro utilizado de maneira errada. Pois legalizada ou não estamos fumando todos. Mas vamos lutar pelo menos para o que fumamos não esteja dando dinheiro ao inimigo.”
Manu Chao


“De todos os tipos de transformações de estado de consciência que experimentei, a maconha foi o mais interessante. Ela atua de uma forma muito gratificante no sistema auditivo.”
Gilberto Gil

Um comentário: